domingo, 16 de setembro de 2007

Drogas - Curiosidades

> Droga, narcótico, entorpecente ou estupefaciente são termos que denominam substâncias químicas que produzem alterações dos sentidos.

> "Droga", em seu sentido original, é um termo que abrange uma grande quantidade de substâncias, que pode ir desde o carvão à aspirina.

> Em 1900, a Coca Cola ainda continha extratos de folha de coca.

> Há um século, heroína, cocaína, e outras drogas hoje proscritas eram consideradas remédios.




BS7V (; <

Drogas

Os motivos que normalmente levam alguém a provar ou a usar ocasionalmente drogas
incluem:

  • problemas pessoais e sociais
  • influência de amigos
  • sensação imediata de prazer que produzem
  • a facilidade de acesso e obtenção
  • desejo ou impressão de que elas podem resolver todos os problemas, ou aliviar as ansiedades
  • fuga
  • estimular
  • acalmar
  • ficar acordado ou dormir
  • emagrecer ou engordar
  • esquecer ou memorizar
  • fugir ou enfrentar
  • inebriar
  • inspirar
  • fortalecer
  • aliviar dores, tensões, angústias, depressões
  • agüentar situações difíceis, privações e carências
  • encontrar novas sensações, novas satisfações
  • força do hábito- DEPENDÊNCIA




BS7V (;
<

sábado, 15 de setembro de 2007

Drogas - Como é o tráfico na favela?


Será que alguém já parou pra pensar em como acontece o tráfico nas favelas?
A revista Super Interessante fez uma reportagem dedicada especialmente para falar sobre esse assunto. Aqui está ela:



Como é o tráfico na favela?
Os pontos de tráfico de drogas, conhecidos como “bocas”, operam como empresas, escondidos em favelas e bairros pobres das grandes cidades. Os criminosos se organizam em uma hierarquia preocupada em garantir duas coisas: o abastecimento constante de cocaína, maconha e outros entorpecentes e o sistema de proteção contra a polícia ou quadrilhas rivais.




Crime organizado

Aviõezinhos
Os garotos que levam a droga da boca para os clientes são mais comuns no Rio de Janeiro. Em São Paulo, onde as favelas são planas, a distância entre a boca e o consumidor é pequena e o serviço deles nem sempre é necessário.


Alto escalão
Traficantes de maior hierarquia ficam posicionados sobre lages e barracos, onde podem se proteger melhor e atirar em caso de tentativa de invasão. Carregam fuzis, ideais para combates a longa distância.


A boca
Geralmente fica perto de riachos, esgotos ou barrancos, para dificultar a chegada da polícia. Em uma mesma favela, podem existir várias bocas e nem toda a droga fica aqui. Barracos conhecidos como “paiol” são usados para armazenamento de grandes quantidades e da munição da quadrilha


Gerente da boca
É responsável pela chegada da droga e pela contratação do pessoal. É ele que comanda toda a operação dentro da favela e, por isso, é sempre alguém de muita confiança do dono da boca.


Seguranças
A função deles é proteger os arredores da boca da polícia e de traficantes rivais. Eles usam armas próprias para combate à curta distância


Enquanto isso..
O dono da “boca” não lida diretamente com a venda da droga. Ele comanda o tráfico de um barraco ou casa afastada, por meio dos gerentes. Bocas bem-sucedidas podem transformar traficantes em homens ricos e bem de vida






BS7V (; <



Maconha - Faz mal?

Taí uma pergunta que vem sendo feita faz tempo. Depois de mais de um século de pesquisas, a resposta mais honesta é: faz, mais muito pouco e só para casos extremos. Ouso moderado não faz mal. A preocupação da ciência com esse assunto começou em 1894, quando a Índia fazia parte do império Britânico. Havia, então, a desconfiança de que o bhang, uma bebida à base de maconha muito comum na Índia, causava demência. Grupos religiosos britânicos reivindicavam sua proibição. Formou-se a Comissão Indiana de Drogas da Cannabis, que passou dois anos investigando o tema. O relatório final desaconselhou a proibição: “O bhang é quase sempre inofensivo quando usado com moderação e, em alguns casos, é benéfico. O abuso do bhang é menos prejudicial que o abuso do álcool.”














BS7V (; <

Ecstasy - Curiosidades






> O ecstasy é tão ilegal quanto a cocaína, a heroína ou crak.

> Até 1986, psicoterapeutas usavam o ecstasy em seus trata mentos.

> Em Nova York, um em cada quatro jovens já experimentaram ecstasy.






BS7V (; <

Ecstasy - Qual a sensação?²

Outra pergunta que muitas pessoas têm vontade de saber a respostas, é qual é a sensação de estar drogado. Pegamos o depoimento de uma garota que já usou ecstasy, e conta qual é a sensação:



“Você não quer parar da dançar”
Sabrina (nome falso), 22 anos, estudante, conta a sua experiência com ecstasy.


“Estava ansiosa. A festa estava a mil. Eu tinha tomado meio comprido de ‘E’ há 30 minutos e nada, nenhum efeito. Mas, aos poucos, meu corpo foi ficando diferente, mais sensível, mais maleável. Quando era tocada em qualquer lugar, sentia o mesmo arrepio de uma carícia atrás da orelha ou na virilha. Um profundo sentimento de harmonia com o mundo foi me preenchendo”.
Numa rave, as pessoas olham para você e sentem a sua felicidade. Basta um olhar, não é preciso mais nada. As cores ficam nítidas, como se você dentro de um mundo de cor. Parece um videoclip em que o Dj comanda os seus movimentos por meio do som. Quando eu tomo ecstasy, alterno fases de euforia e de relaxamento. É como a musica que mistura a batida de dançar. É o ritmo da galera que contagia. Chega um momento em que tudo parece estar em câmera lenta. O corpo aquece, você sente calor, fica derretendo, derretendo, bebe muita água. Mas não se sente fome nem cansaço. Pode agüentar horas na pista. O desejo sexual também aumenta. Pelo menos o meu aumentou. Dividi um comprimido com o meu namorado e pude comprovar esse aumento de prazer. O nome ‘ pílula do amor’ faz sentido. Tinha uma aura diferente entra agente, um clima de muita compreensão e de carinho pleno em cada toque. Acho que é o contato com a pele fica diferente.
Mas o ‘E’ dá depressão, sim. Você fica triste depois que o efeito passa. É difícil voltar a encarar a realidade de que a vida não é tão maravilhosa. As coisas ficam estranhas por um tempo. Acho que não compensa tomar ‘E’ sempre. Eu particularmente, só tomo acompanhada do meu namorado”
Reportagem tirada da revista Super Interessante.
BS7V (; <

Ecstasy - Qual a sensação?¹



1. O cenário da ação

As sensações são criadas no cérebro pela troca de substanciais químicas, os neurotransmissores, entre os neurônios. O intercambio ocorre no local onde dois neurônios se encontram, as sinapses.

2.
Fluxo normal

Quando você sente bem-estar, um neurônio libera algumas moléculas do neurotransmissor serotonina. Ao serem absorvidas por outro neurônio, surge a boa sensação. Mas o efeito não dura muito porque parte da serotonina é reabsorvida pelo primeiro neurônio.

3. Efeito turbo

É ai que entra em cena o ecstasy. Cerca da 30 minutos depois de ingerido, ele chega ao cérebro, entra na sinapse e bloqueia as moléculas de serotonina que, sem isso, seriam reabsorvidas. O prazer é prolongado.

4. Fim do barato

Um ou dois dias após o fim dos efeitos, ocorrem estados de depressão provocados provavelmente pele redução dos níveis de serotonina do cérebro. É a chamada Blue Tuesday, a terça-feira triste.







BS7V (; <

Drogas - Quais?²

Na postagem anterior, mostramos as drogas mais utilizadas pelos usuários.
Agora, vamos mostrar algumas menos conhecidas..



·
LSD ou Ácido Lisérgico Foi produzido pela pri-meira vez por um químico, na Suíça, em 1938.

·
MDMA Inicialmente como moderador de apetite. Além de seu efeito alucinógeno, caracterizado por alterações do tempo.

·
Merla É uma variação da pasta de coca, da qual se origina também a cocaína e o crack.

·
Mescalina A mescalina é o principal alcalóide do cacto “peyotl”, que é encontrado no norte do méxico.

·
Medona O cloridrato de metadona, produzida em laboratório, em forma de cápsulas de 10 miligramas.

·
Metanol É um álcool obtido da destilação da madeira. É incolor. tem sabor e odor desagradáveis, porém, com destilação maior.

·
Metedrina É uma versão bem mais forte da Benzedrina e da dexedrina; pode ser engolida, inalada ou injetada.

·
Morfina Principal alcalóide do ópio (na concentração média de 10%), substância extraída de papoula.

·
Narcóticos Essas drogas (morfina, por exemplo) são os mais poderosos agentes conhecidos contra a dor.

·
Neurolépticos Sua indicação é para bloquear as alucinações que esta doença ocasiona.

·
Inalantes O fato de serem compostos legais produ-zidos e vendidos com múltiplos fins dificulta a prevenção de seu mau uso.

·
Jurema Os índios e sertanejos do Nordeste brasileiro fazem uma espécie de vinho com a “Mimosa Hostilis”.

·
Khat O Khat é cultivado e consumido em zonas circunscritas da África oriental e da península da Árabia.

·
Ice As pupilas dilatam. O cérebro é inundado por substâncias relacionadas à sensação de bem-estar.

·
Gim ou Genebra E a aguardente obtida pela destilação de extratos fermentados do amido de cereais (trigo, cevada, aveia).

·
Guaraná em pó Mesmo assim, seus efeitos colaterais não são sérios, salvo em hipertensos.


BG7V (; <

Drogas - Quais?¹

Existem vários e vários tipos de drogas..
Vamos falar um poco sobre as mais conhecidas:



Tabaco
A nicotina é uma droga mais letal que a maconha e vicia com mais facilidade que a heroína; no entanto é bem mais acessível que as outras duas...

Ecstasy
As drogas sintéticas, fabricadas em geral nos países ricos, são as que tiveram maior aumento de consumo nos últimos anos.

Cocaína
A política de redução de danos, que substitui drogas mais letais por outras menos agressivas, ainda não achou substituto para a cocaína.

Heroína
Os opiáceos são a droga usada há mais tempo pela humanidade. Há registros de 8.000 anos sobre o poder da papoula.

Maconha
Uma das razões para a criminalização da maconha foi o lobby da indústria farmacêutica, cujos produtos concorriam com a erva.

Crack
Uma das raras notícias boas sobre o crack foi um teste brasileiro que curou dependentes usando a maconha para chegar à abstenção.




BG7V (; <

Drogas - O que é?

Afinal, o que é droga?



Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais.











BG7T (; <

Noovo Bloog ;D

Oláa =)

Nós, Natália, Letícia, Lívia, Camila, Maria Eduarda e Ana Carolina, da sétima série verde fizemos o blog com o tema 'Drogas', para que os adolecentes ficassem mais informados sobre o assunto, porque nem sempre o que dizem é verdade.
O objetivo do blog é ajudar, concientizer, e esclarecer algumas dúvidas que alguns meninos e meninas de nossa idade constumam ter.


Obggg, aluunas da 7ª Verde (;